terça-feira, 19 de maio de 2009

O padrão de um discípulo de Cristo



Pr. Helio Souza
prheliosouza@hotmail.com.br

Jesus fez pescadores de homens somente daqueles que estavam dispostos a segui-lo. Ele exigiu que seus discípulos abandonassem tudo o que tinham, até mesmo suas próprias vidas, se necessário fosse, para segui-lo. Eles teriam de atingir o seu padrão.
Cinco características ajudarão a identificar o discípulo em potencial:
I. Ele deseja conhecer intimamente a Deus - Seu espírito dócil, indica fome de Deus e sede de Justiça. Ele que conhecer e o poder da sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte” (Fl 3:10). Sua coerência em obedecer a Deus demonstra morte de si próprio (Tiago 1:22 – 25). Deus disse: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloria, glorie-se nisto: em conhecer e saber que eu sou o Senhor, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas cousas me agrado, diz o Senhor” (Jer. 9:23, 24).
II. Ele está disponível - Sempre que houver oportunidade, ele está disposto e ansioso por estar com você. Sua disponibilidade demonstra a importância que ele dá ao seu relacionamento. Nós sempre tiramos tempo para as coisas que julgamos importantes. Os discípulos de Cristo deixaram seus empregos para estar com ele. Sua disponibilidade provou o seu compromisso. Esteja disponível para cristo poder te usar em sua obra. Deus usa e capacita os disponíveis.
III. Ele é submisso – Ele reconhece que Deus não aceita menos que um espírito quebrantado e contrito (Sal. 51:17). Sua vulnerabilidade e comunicação transparente demonstram sua confiança em Deus e em você. Sua qualidade de servo e seu amor a você refletem submissão e respeito pela maturidade que você tem. Se ele ministrar a você, provavelmente é a sua pessoa. Paulo tinha Onesíforo em alta conta porque ele muitas vezes deu ânimo e nunca se envergonhou de servir a Paulo, mesmo que este estivesse na cadeia (2 Tm 2:16 -18)
IV. Ele é fiel – ele é coerente na sua congregação cristã, nas suas responsabilidades de rotina e em seu amor a Deus. “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Cor 4:2). O Espírito de Deus coloca valor tão alto na fidelidade que ele inspirou Paulo a fazer da fidelidade o ingrediente-chave para determinar quais os homens que deveriam ser treinados (2 Tm 2:2).
V. Ele procura fazer discípulos – Ele entende que o Cristão maduro está compromissado em fazer discípulos. Ele deseja crescer no Senhor a fim de dar gloria a Deus reproduzindo a Cristo nos outros.
Estes cinco critérios podem parecer muito elevados. Mas a qualidade que você obtém é determinada pelo padrão que você exige. Se você aceitar a mediocridade, será isso que obterá. Cada ano os nossos diretores recapitulam as diretrizes para a aceitação de novos membros de equipe. Invariavelmente, quando apertamos as exigências, a qualidade dos candidatos melhora grandemente. Não tenha receio de exigir um alto padrão.
Conclusão: precisamos ter um padrão como discípulo de Jesus Cristo, as pessoas precisam ver em nós as mesmas atitudes de Cristo ou mesmo padrão de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário